João-de-Barro

Nome científico: Furnarius rufus
Nome em inglês:
Rufous Hornero
Nomes comuns: 
João-de-Barro
Ordem:
Passeriformes
Família: 
Furnariidae   Subfamília: Furnariinae
Descrição: Habita ambientes alterados com forte influência das atividades antropogênicas. É abundante nos campos agrícolas, nas fazendas, ambientes urbanos, jardins e quintais. A ampliação de áreas abertas em conseqëncia do desmatamento, contribui para a expansão da população. Em Santa Catarina, os ninhos de Joões-de-Barro, construídos junto aos isoladores na cruzeta dos postes da rede elétrica, tem causado sérios problemas em diversas regiões do estado, desde a interrupção da transmissão de energia até a eletrização dos postes e a morte das aves que estão ocupando o ninho. Como medida emergencial, a CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina) faz a derrubada dos ninhos após o período reprodutivo. Para reduzir a interferência sobre os hábitos do joão-de-barro, a Celesc implantou nos postes de sua rede 190.000 afastadores de pássaros, que são pequenos dispositivos plásticos que dificultam a construção de ninhos junto aos isoladores.
O João-de-Barro constroi um ninho a cada ano, embora às vezes reforme um velho ninho. Utiliza barro úmido e um pouco de esterco misturado a palha. Seus ninhos são depois freqüentemente utilizados por outras espécies.
Curiosidade: 
-Se o ano for com predominância de sol (ano seco ), e menos chuva, ele o constrói com as costas da casa virada para o sol.
- Se o ano for um ano chuvoso, ele o constrói com a entrada do ninho, voltada para o sol.
Anda pelo chão a procura de alimento, na maioria das vezes, insetos
Ocorrência: No Brasil, de Goiás e Bahia ao Rio Grande do Sul, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Canto: